quinta-feira, 22 de maio de 2014

Os alunos dos 7º ano concorreram ao IX Congresso Cientistas em Ação, com o projeto “O Boltosaurus português”.


Os alunos do 7º ano do Grupo de Paleontologia apresentaram neste Concurso um trabalho sobre as velocidades estimadas dos dinossáurios conhecidos para Portugal, tendo como base a observação de uma pista de um carnívoro bípede na jazida dos lagosteiros (Sesimbra) – “O BOLTOSAURUS PORTUGUÊS”.



RESUMO

O BOLTOSAURUS PORTUGUÊS
Maria Beatriz, Marta Ribeiro, Rafael Canas, Vasco  Santinho
Grupo de Paleontologia – Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos – 7º ano
Inferir comportamentos para animais modernos é difícil; mas para animais extintos é muito mais complexo. Perseguir e capturar presas é um fator vital de sobrevivência dos predadores; conseguir fugir destes e evitar ser morto é também muito importante para as presas. Por outro lado, desde há muito que a questão controversa sobre o estatuto fisiológico dos dinossáurios está em debate – sendo considerados como animais ectotérmicos, seriam geralmente animais lentos; sendo homeotérmicos, poderiam deslocar-se em certas alturas a velocidades relativamente elevadas. Assim, não surpreende que a velocidade de deslocação de animais extintos tenha tanto interesse para os paleontólogos. Sendo as pegadas / pistas fósseis o reflexo direto dos movimentos destes animais, o registo icnológico constitui a base para inferências de comportamentos deste tipo.
Depois dos nossos colegas do Grupo de Paleontologia terem descoberto uma pista de um terópode de grandes dimensões que se deslocava a velocidade relativamente rápida, uma saída de campo à jazida dos Lagosteiros (Sesimbra) colocou-nos vários  desafios – qual a velocidade máxima reconhecida para os dinossáurios que deixaram pistas no nosso País? E eram bípedes? De que tipo? E as suas dimensões corresponderiam a que portes? Para respondermos a estas questões fizemos um levantamento dos dados conhecidos, estudámos em pormenor uma pista de terópode da jazida dos Lagosteiros e comparámos os resultados com o que é conhecido para muitas outras icnojazidas espalhadas pelo mundo.




Obtiveram o 1º lugar para o escalão – 3º ciclo, ex aequo com os alunos do 9º ano.






Sem comentários:

Enviar um comentário