quinta-feira, 22 de maio de 2014

SAÍDA DE CAMPO À JAZIDA DA LADEIRA (CONCELHO DE PORTO DE MÓS)

Alunos do 9º ano do Grupo de Paleontologia deslocámo-nos, numa saída de campo, em plenas férias da Páscoa, à jazida da Pedreira da Ladeira, Porto de Mós. Em Dezembro de 2013 surgiram várias noticias referindo a descoberta nesta pedreira de uma “verdadeira praia Jurássica” – os seus antigos habitantes eram estrelas do mar, ouriços, peixes, crinóides, crustáceos, bivalves, …., preservados de forma excelente, com pormenores pouco vulgares e em grande número.  Estes antigos habitantes frequentavam cerca de 2000 metros quadrados de um antigo fundo marinho / praia, local que não devia exceder os 2 metros de profundidade. Num dos estratos calcários são observáveis ripple-marks ou seja marcas de ondulação, que analisadas em pormenor fornecem dados importantes sobre a origem do vento, o sentido da deslocação das águas, o tipo de agitação, naqueles tempos já distantes – cerca de 165 milhões de anos (Jurássico médio).

Os principais objectivos desta saída eram: observar estes fósseis; reflectir sobre a sua preservação excepcional; tentar encontrar explicações para esta grande diversidade e grau de preservação superior.

No decorrer das observações  fomos notando que num dos estratos ocorriam marcas de pés de animais de porte médio, vertebrados. Pouco tempo depois e perante a ocorrência de várias destas marcas com morfologias e dimensões semelhantes, começámos a compreender que estávamos perante pegadas de dinossáurios tridáctilos, quase sempre deixando apenas as marcas impressas das extremidades distais dos dígitos. Em raros casos a parte posterior das pegadas ocorre também permitindo confirmar a sua origem – pegadas deixadas por dinossáurios ornitópodes (bípedes quase sempre e herbívoros), de dimensões médias, que se terão deslocado com uma coluna de água com cerca de 1,5 m de altura. Os animais progrediam tocando no fundo marinho apenas as pontas dos dedos, como se estivessem quase boiando. Descobrimos ainda duas pegadas de mãos de saurópodes (quadrupedes quase sempre gigantescos), que podem (ou não) estarem também relacionadas com uma deslocação dentro de água a alguma profundidade.


Desta forma, a jazida da Ladeira fornece um quadro mais amplo da vida numa planície litoral durante o Jurássico médio – para além dos abundantes animais marinhos, a praia era também visitada por dinossáurios que, embora não fossem animais bem adaptados à vida aquática, tentariam atravessar essas águas, quem sabe se numa tentativa de fuga de predadores ferozes…

Sem comentários:

Enviar um comentário